Então, de novo, reconheço um ponto de encontro. Apesar de não
observar diretamente a Iandra, percebo uma repetição. Um movimento já visto
parece ser o início de uma sequência. É o padrão da dança. A padronização dos
movimentos permite produzir uma identidade para o fenômeno estranho. Os
movimentos repetidos são apreendidos como sequência, como característica. Deste
modo, o padrão torna possível a realização das expectativas, resolve o nada,
aquilo que é esperado se cumpre e o domínio sobre o que era desconhecido se
restabelece, desde que esteja formulada, ainda que provisoriamente, sua
singularidade. Aparentemente, quanto mais os movimentos do corpo seguem as
cadências musicais, há menos divergências que impedem a projeção de um padrão e
este é entendido ou produzido rapidamente. Quer dizer, quanto mais fácil for
apreender o padrão menos saltam à vista outros aspectos do acontecimento. No
entanto, para percebê-los, alguma relação é necessária entre as vibrações e os
movimentos visíveis, por mínima que seja. Com esta condição suprida, o corpo do
dançarino se transforma no corpo do som. Também se reafirma o vínculo corpo e
espaço, mas desta vez é o espaço preenchido de som, como um fluído de presença
absoluta. O tipo de dança que marca as pulsações mais evidentes calca as
vibrações e repete o domínio do espaço visual, ao qual estamos habituados com
os movimentos cotidianos. Não nos permite perceber o espaço sonoro. Assim,
parece que quanto mais a dança se afasta dos acentos da música, mais ameaça a
noção de relação entre o corpo e o espaço e, ao mesmo tempo, chama a atenção
para esta relação. Quer dizer, a dificuldade de produzir mentalmente um padrão
para os movimentos e a evidência de sua dessincronia com o fluído sonoro fazem
com que a consciência atente para esta relação – habitualmente harmônica –
entre corpo e espaço sonoro. O dançarino surge como o corpo do som quando seus
movimentos nos permitem reconhecer essa presença total e invisível das
vibrações.
Se pudermos visualizar
este fluído, se o imaginarmos de alguma cor, por exemplo, ou com alguma
consistência notável, como se fosse água, poderemos supor que em qualquer caso,
na dança rítmica ou na arrítmica, o dançarino se desliza por ele, faz de suas
ondas o sustento em que seu corpo ganha impulso. Uma mão, um pé, a cabeça, uma
curvatura do tronco, tudo se apoia no som para mover-se no espaço. Se os
movimentos forem mais de acordo à marcação sonora, o dançarino se apoiará em
cada onda emitida a partir do núcleo do som. Se, ao contrário, forem mais
desconcertantes, o dançarino atravessará as ondas, se apoiará em algumas quando
perder o movimento, e somente com esse impulso cortará o fluido e deixará no
espaço de som o rasto de sua dança contrária aos estímulos rítmicos.
Seria interessante tentar criar um tipo de dança em que isto fosse sugerido.
Em que a intenção da coreografia não fosse evitar ou aceitar as referências
rítmicas simplesmente, senão gerar no espectador a
consciência desse espaço, procurando destacar as ondas e os pontos de
apoio de modo a fazê-lo parecer manipulável ou tangível. A
coincidência precisa entre os movimentos do corpo e alguns pontos de apoio
poderia trazer à luz o fluído sonoro pelo qual nos movemos permanentemente sem
percebê-lo.
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